terça-feira, 27 de março de 2012

Policia Militar prende acusado de vários assaltos na região.

Açailandia policiais militares lotados na 5ª companhia 
independente de Açailandia, comandados pelo o Capitão Rodrigo, o “Rodrigão”, depois de um trabalho feito por homens do serviço de inteligência da PM, prenderam no início da noite desta segunda-feira 26/03, o elemento identificado como: Jeremias Melo Sousa (18), conhecido pela alcunha de “miau”.   

Jeremias em companhia de outro elemento que seria da cidade de itinga do maranhão, são acusados de praticar vários assaltos na cidade e região, utilizando sempre o mesmo “modus operandi”.

Miau em companhia de seu comparsa, utilizando uma moto preta cuja placa e marca as vitima não sabem descrever, estavam tocando o terror na região.

Segundo a policia, o ultimo assalto praticado pela a dupla, foi ao escritório de advocacia de propriedade do advogado Cristiano, localizado na rua são Francisco no centro de Açailandia, de onde levaram: 03 (três) aparelhos celulares e 01 (um) noteboock e uma bolsa na qual era guardado o equipamento.

Receptação - Com uma jovem identificada como: Laisa Matcivlevictz Coimbra (18), moradora da Vila Ildemar e filha de uma mulher identificada como: Rute Matcivlevictz, que responde processo por envolvimento com o tráfico, os policiais encontraram: 01 (um) cordão de ouro, que seria fruto de outro assalto praticado por Jeremias.

Quando foi preso, o mesmo estava portando um revólver calibre 38 municiado, que seria utilizado na pratica de crimes.

O noteboock e os aparelhos celulares haviam sido guardados por Jeremias na casa de uma outra pessoa, que segundo os policiais não sabia que os objetos era fruto do crime.  

Todos foram apresentados no 1º distrito policial para as providencias pertinentes ao caso.
Por Antonio Marcos

Acusados de tentativas de assalto são presos pela Polícia Militar em Balsas.

Salvador Coelho e Silva Neto, também foi preso acusado de tentativa de assalto  
Emerson Rodrigues Pereira foi preso acusado de tentativa de assalto
Após um intenso trabalho de patrulhamento, policiais militares conseguiram prender, no fim de semana, duas pessoas acusadas de tentativa de assalto em Balsas. A arma usada no crime também foi apreendida.
Emerson Rodrigues Pereira, conhecido por Batata, 19 anos; e Salvador Coelho e Silva Neto, 20 anos, foram presos em abordagens da PM em posse de um revólver calibre 38 com cinco munições e, ainda, com um cigarro de maconha. De acordo com informações da polícia, a dupla utilizou o revólver para praticar um assalto na noite da sexta-feira (23).
Com base no depoimento da vítima, Emerson e Salvador estavam em uma motocicleta e armados quando a abordaram no Bairro Catumbi. A vítima conseguiu desviar a atenção dos acusados e fugir, acionando a polícia.
Após a prisão, os policiais militares encaminharam os assaltantes para a Delegacia Regional de Balsas, onde foram autuados pelo delegado Alcides Martin Nunes pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e tentativa de assalto.
Ainda segundo informou o delegado Alcides, Emerson responde também pelos crimes de homicídio e receptação na Comarca de Balsas. “Enquanto aguardam decisão da Justiça ficarão custodiados na Delegacia”, finalizou o delegado.

Polícias Civil e Militar efetuam detenções e apreensões em Balsas.

Uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar da Cidade de Balsas resultou na prisão de Fábio Rocha Silva, 29 anos, acusado de discutir e ameaçar clientes que se encontravam no Bar do “Preto”, situado no Bairro Trizidela, naquele município.  Com ele, as polícias apreenderam um revólver calibre 38.
De acordo com informações da Polícia, Fábio Rocha foi até sua residência pegou uma arma de fogo, e retornando ao Bar, efetuou dois disparos, causando pânico nas pessoas que estavam no local. Depois de denúncias a Polícia Militar conseguiu efetuar a prisão do suspeito.  
No domingo, após diligências, a Polícia Civil identificou e apreendeu a arma utilizada por Fábio Rocha. Segundo a Polícia, se trata de um revólver calibre 38, com a numeração raspada. A arma se encontrava escondida na casa do indiciado e municiada com cinco projéteis não deflagradas.
Fábio Rocha foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma com sinal de identificação suprimida, disparo de arma de fogo e ameaça. O acusado permanecerá preso nas carceragens da Delegacia Regional de Balsas à disposição da Justiça local.
           
 Tentativa de assalto


Outra ação conjunta das Polícias Civil e Militar de Balsas, na madrugada de domingo (25), culminou na detenção de Marcelo Bispo de França Solino, 22 anos, acusado de tentativa de assalto.
Conforme informações policiais, Marcelo Bispo foi preso pela Polícia após uma tentativa de assalto a casais que estavam em duas motocicletas na entrada de um motel.
Ainda conforme a Polícia, o indiciado na companhia de Rayk Aparecido Costa dos Santos, que ainda não foi localizado,  efetuaram mais três roubos contra transeuntes nos Bairros CDI, Trizidela e Açucena, fazendo uso de uma arma de fogo, não apreendida, e uma motocicleta Honda Fan, cor preta, que tinha a placa modificada com adesivos.
Na perseguição policial, os acusados caíram da motocicleta em que estavam, mas Rayk Aparecido conseguiu fugir com a arma utilizada nos roubos. Já Marcelo Bispo foi preso de posse de uma munição e celulares levados de alguma das vítimas.
As vítimas da dupla ainda estão sendo localizadas e ouvidas na Delegacia de Polícia.
Com base na ficha criminal dos envolvidos, Rayk Aparecido já responde a processo criminal por roubo na Comarca de Balsas.
As prisões e apreensões foram feitas pelos policiais militares Lourenço Carvalho de Melo e Netanias Cunha Cavalcante e pelo policial civil Reinaldo Costa de Jesus.
Os procedimentos policiais foram formalizados pelo Delegado Alcides Martins Nunes Neto.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Maranhão é escolhido como melhor destino turístico de 2011.

O Estado do Maranhão, que retomou sua nova fase no turismo ano passado com o Plano Maior2020, foi indicado para o Prêmio “Os Dez Mais do Turismo” como Melhor Destino Turístico de 2011.O evento, que acontece há mais de vinte anos, é realizado pelo Grupo Travel News e aponta avanços e inovações do setor. A cerimônia de premiação acontece dia 26 de Abril no Hotel Royal Palm Plaza, em Campinas.
A avaliação do premio levou em conta a beleza do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a delicadeza arquitetônica de São Luís, cidade que este ano completa 400 anos de fundação, além da raridade do complexo da Chapada das Mesas com destaque para o poço azule cachoeira de Santa Bárbara e as delícias gastronômicas (como o arroz de cuxá e o doce de cupuaçu).
Outro diferencial apontado pelo Grupo Travel News comodestino reconhecidamente completo, é a rede hoteleira, com equipamentos de primeiro mundo, belezas naturais incomparáveis, atendimento qualificado e produtos e serviços diferenciados.
Para o secretário de Estado do Turismo, Jura Filho, a indicação do estado como melhor destino baliza o trabalho que vem sendo desenvolvido. “Recebo a notícia com muito orgulho, porque estamos de fato trabalhando de forma intensa no sentido de retomar o posicionamento do estado no cenário turístico nacional e internacional, com produtos e serviços diferenciados”, comemora.

Traficante é preso com crack e maconha pela Polícia Civil.

José Oliveira Sousa Filho preso acusado de tráfico de drogas
 Com a finalidade de combater o tráfico de entorpecentes na região do Maracanã, policiais da equipe de captura do 12º Distrito Policial Civil, apreenderam, durante a manhã desta quarta feira (21), 162 petecas de crack, uma pequena quantidade de maconha, além de efetuarem a prisão de um traficante responsável por um forte comércio de drogas na área.
José Oliveira Sousa Filho, 42 anos, residente na Rua do Campo, Vila Magnólia, Bairro do Maracanã, foi detido em sua própria residência.  
Conforme informou a delegada Rosa Maria Nava, com a ajuda da comunidade em geral, e investigações da Polícia Civil, a localização do suspeito e a identificação do ponto, foi realizada no decorrer de quinze dias de trabalho da polícia.
Ainda segundo informações, durante a busca no local, a equipe de captura revistou toda a residência do traficante, onde encontrou um recipiente de plástico contendo as petecas de crack embaladas para comércio, além de uma pequena porção de maconha.  
Droga apreendida em poder do traficante

A delegada informou que várias pessoas envolvidas com o tráfico de entorpecentes já foram identificadas e desarticuladas nas comunidades que fazem parte do Bairro do Maracanã. “A polícia vai continuar fazendo este tipo de ação para justamente coibir essas práticas criminosas na região”, disse a delegada.
Na Delegacia, José Oliveira Sousa Filho foi apresentado pela polícia e autuado pelo crime de tráfico de drogas. O acusado foi encaminhado para o Centro de Triagem no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde aguardará os procedimentos judiciais.

Internas da Penitenciária Feminina recebem qualificação profissional.

Apenadas durante aula do curso de culinária
 Para trabalhar a autoestima das internas do sistema prisional, a Secretaria de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap) realiza, nesta quinta-feira (22), a 4ª edição do concurso Miss Crisma, para a escola da mais bela presa.
Treze apenadas do regime fechado foram selecionadas para desfilar. Elas receberam aulas de etiqueta, passarela e maquiagem, além de participarem de palestras de motivação pessoal ministradas pelo setor psicossocial da Sejap. “Não é só a eleição da beleza, mas sim de valores. Estamos cultivando pessoas e acima de tudo promovendo uma reflexão que combate o preconceito” destacou a diretora Josiane Furtado.
No ano passado, 16 internas participaram do concurso. As vencedoras da 3ª edição do Miss Crisma foram: 1º Joicilene Gaspar, 2º Marcelly Cantanhede, 3º Elizabeth Yadira.

Outros benefícios
A Secretaria de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap) está oferecendo, também, as apenadas do presídio feminino, localizado no complexo Penitenciário de Pedrinhas, cursos de Corte e costura, Culinária, telecomunicação, artesanato, fabricação de bijuterias e técnico em segurança, além de aula de alfabetização.
Os cursos proporcionam as presas, qualificação para o mercado de trabalho, eleva a autoestima, ajuda a reduzir a pena de reclusão das apenadas, além de auxiliar no processo de ressocialização, a fim de diminuir o número de reincidência.
Para a secretária do setor de segurança e disciplina do presídio feminino, Maria José Silva, a qualificação das presas é um trabalho primordial no processo de ressocialização. “Eu acredito que isso possibilita as internas um novo começo e uma oportunidade no mercado de trabalho. Muitas delas já até sonham em conseguir emprego depois que saírem daqui”, contou.
A diretora do presídio feminino, Josiane Furtado, destacou que os cursos oferecidos fizeram com que a rotina das presas mudasse completamente. “Acredito que hoje elas têm um novo foco na vida. Muitas delas saem daqui e já iniciam um negócio para se manter. Além disso, o comportamento delas melhorou muito, hoje elas são bem mais unidas”, afirmou.
Após a conclusão dos cursos, as apenadas são beneficiadas pela Sejap, por meio da ajuda de empresas e instituições parceiras, que oferecem às internas a possibilidade de se integrarem a vida social após o cumprimento da pena. “O trabalho já tem rendido bons frutos, uma ex-interna trabalha atualmente como gerente de uma malharia no Acre. Ela me ligou contando que conseguiu o emprego numa malharia e alguns meses depois retornou a ligar para dizer que foi promovida para gerente”, disse a diretora.

Polícia Civil realiza operação para cumprir mandados de prisão e busca no interior do estado.

Polícia prende acusados de vandalismo
A Polícia Civil de Governador Nunes Freire, com o apoio da Polícia Militar dos municípios de Centro do Guilherme, Maranhãozinho, Zé Doca e Maracaçumé realizou, na segunda-feira (20), uma operação com o objetivo de dar cumprimento a 12 mandados de busca domiciliar e prisão temporária expedidos pela Comarca de Governador Nunes Freire.
A Operação denominada “Alta Tensão” teve o objetivo de prender envolvidos em uma ação de vandalismo ocorrida no período de carnaval na cidade de Centro do Guilherme. Na ocasião, os acusados, segundo a polícia, roubaram o veículo de uma Concessionária que presta serviço para a Cemar e logo depois incendiarem o carro da empresa.
Durante as buscas foram presos, Simão Rodrigues de Castro, que é ex-presidente da Câmara dos Vereadores; Mário Luís Pereira da Costa; Adenilson Mendes da Silva; José Carvalho de Sousa; Raimundo da Conceição Ferreira; Antônio Fernando da Silva; Marcos Silva Macedo; Sebastião Soares Bezerra e Edilson Cunha Sousa.
Na residência de Sebastião Soares, a polícia encontrou dois revólveres calibre 38 com vinte munições; e de Mario Luiz Pereira, um rifle calibre 22.
De acordo com o delegado responsável pela operação, Ricardo Pinto Aração, a elucidação do ato de vandalismo foi possível a partir de filmagens feitas no local que apontou alguns dos envolvidos. “Os outros foram presos com base nos depoimentos”, reforçou o delegado.
Após a prisão, eles foram levados para a Delegacia de Centro do Guilherme onde ficarão à disposição da Comarca de Governador Nunes Freire.
O delegado Ricardo ressaltou que eles responderão pelos crimes de dano qualificado, interrupção de serviço público, formação de quadrilha, além de ameaça.  “Sebastião Soares e Mario Luiz ainda serão autuados por porte ilegal de arma de fogo”, finalizou o delegado.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Detentos do Maranhão serão beneficiados com Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário.

Iolice Ribeiro, coordenadora de saúde do Sistema Penitenciário do Maranhão
 Ministério da Saúde publicou, na quinta-feira (16), no Diário Oficial da União, a portaria nº 452, qualificando o Estado do Maranhão a receber incentivo para Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário (PNSSP). Com isso, os presos sentenciados vão poder contar com atendimento de atenção básica dentro das próprias unidades prisionais.
A portaria do dia 15 de março autorizou o funcionamento de 10 equipes de agentes de saúde nas unidades prisionais e, disponibilizou o valor de R$ 583.200,00 para o plano atender a população penitenciária de 2.265 presos.
“Está é uma grande conquista para o Sistema Penitenciário do Maranhão que vem lutando há mais de 12 anos pelo PNSSP, é uma vitória para a todas as instituições que lutaram por essa melhoria no sistema. Agora, os presos permanentes vão contar com mais qualidade na saúde, com atendimento nas áreas de saúde da mulher, do homem e, do idoso”, destacou  Iolice Ribeiro, coordenadora de saúde do Sistema Penitenciário do Maranhão.
Dez equipes vão atuar em seis unidades prisionais no Estado, sendo três na capital e três no interior. Na penitenciária de Pedrinhas, no Presídio São Luís, no Crisma (mulheres presas), nas Penitenciárias de Imperatriz, de Timon e de Pedreiras. Cada equipe de saúde vai atender 500 presos de Justiça, com ações para proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde da população carcerária.
Durante o trabalho, as equipes de profissionais da área de saúde vão encaminhar os casos de alta complexidade para rede de saúde pública, para que os pacientes tenham todo o atendimento necessário para o tratamento, reabilitação e promoção da saúde. Para a realização do PNSSP, a Secretaria de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap) deve se reunir em breve com o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, para definir como o plano vai ser implantado no Maranhão.

Polícia Civil prende homicida e apreende arma usada em crime em Santa Rita.

Augusto César Rodrigues foi preso pela Polícia Civil em Santa Rita 
Arma, munições e celular apreendidos pela Polícia Civil em poder de Augusto César
Um trabalho de investigação realizado pela Delegacia de Santa Rita, coordenado pelo delegado Edinaldo Santos, resultou na prisão de Augusto César Rodrigues Marques, acusado de ter assassinado Enivaldo da Silva Sila de 22 anos, morador da Rua Amaral Saldanha, no Bairro Argentina, município de Rosário.
Augusto César, que mora à Rua Mangueira, nº 20, Bairro Iraque, na cidade de Rosário, foi localizado durante a manhã do ultimo domingo (18), por policiais da equipe de captura, lotados em Santa Rita.
De acordo com informações da polícia, o acusado teria desferido quatro tiros na vítima, que teve sua morte imediata. O crime ocorreu no Bar da Dona Glória, situado na rua da Ponte, na Cidade de Rosário.
Em seguida, o homicida fugiu com destino ao Povoado Veneza, localizado no município de Santa Rita, onde foi detido em posse da arma usada no crime. O acusado ficará na delegacia aguardando o trâmite judicial.

Resultado de julgamento é favorável para moradores de Piquiá de Baixo.


Moradores aguardando julgamento
A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça decidiu, em sessão realizada hoje, pela legalidade da desapropriação do terreno destinado ao reassentamento dos moradores de Piquiá de Baixo.  Em voto extensivamente fundamentado, o Desembargador Paulo Velten, relator do processo, reconheceu a gravidade da situação e o dever das empresas poluidoras e dos entes públicos de promover soluções imediatas para o problema, dentre eles a mencionada desapropriação.    
Há pelo menos duas décadas, mais de 350 famílias residentes no bairro Piquiá de Baixo estão obrigadas a conviver diariamente com a poluição causada pelo polo siderúrgico de Açailândia. Hoje, esses moradores comemoram uma conquista que será definitiva para o futuro de suas vidas..
Após assistir a todo o julgamento, uma comissão de moradores de Piquiá de Baixo segue hoje com sua agenda extensa de reuniões em São Luís. “Cobraremos do Governo do Estado do Maranhão pelos compromissos já assumidos quanto a recursos para a construção das casas. Agora com essa decisão do Tribunal, contamos com MPE e DPE para fazer com que as empresas assumam suas responsabilidades e tomem medidas urgentes para o nosso reassentamento”, diz Edvard Cardeal, presidente da Associação de Moradores.
Outro grupo de moradores está concentrado no Fórum de Açailândia, em busca da efetivação da imissão na posse, para que a projetação do novo bairro possa se iniciar em breve .

 



Assessoria de Comunicação
Rede Justiça nos Trilhos

terça-feira, 20 de março de 2012

Motorista mata a ex-mulher e a ex-sogra a golpes de faca .

As polícias Civil e Militar estão empenhadas em prender o motorista Antonio José da Conceição, 34 anos, que na madrugada deste domingo (18) cometeu um duplo homicídio, tendo como vitimas a sua ex-mulher, a balconista Eliene Rodrigues da Silva Costa, 26 anos; e a ex-sogra, a cozinheira Irene Magalhães da Silva Costa, 49 anos. Ambas residiam na Rua Rui Barbosa, 532, Vila Lobão.
Segundo informações de vizinhos e parentes das vítimas, Antonio José da Conceição e Eliane Rodrigues da Silva Costa estavam separados há cerca de três meses. Mas ele não se conformava com a separação e sempre procurava a ex-mulher, tentanto uma reconciliação.

Capitão Fabio assume o subcomando da PM de Imperatriz.

image

O capitão Fabio foi convidado para assumir o subcomando, do batalhão da Policia Militar em Imperatriz, após ser transferido de Açailândia por interferência politica, Capitão Fabio foi servir no município de Estreito, onde rapidamente teve sua competência e capacidade operacional reconhecida pela população das cidades vizinhas, Fabio na ultima semana foi convidado para ir assumir ao lado de Major Edeilson o subcomando em Imperatriz.
O comandante do batalhão da PM em imperatriz estar agora com a equipe completa para começar um trabalho de pacificação da cidade que vinha com os índices de criminalidade muito elevados.

.TJ-MA decide nesta terça-feira sobre área para reassentamento da comunidade Piquiá de Baixo.

Açailândia - Está nas mãos de três desembargadores o destino de 350 famílias do Povoado Piquiá de Baixo em Açailândia. É que nesta terça-feira, 20/03, será julgado o processo que empossa ou não a Prefeitura de Açailândia em um terreno de 38 ha para o reassentamento da comunidade. O julgamento que entra em pauta a partir das 9h30min será acompanhado por uma comissão de moradorespoluição pequia de Piquiá de Baixo e representantes de entidades de açailandense;
A comunidade do Piquiá sofre, há mais de 20 anos, com os impactos ambientais provocados por cinco siderúrgicas que atuam no local a serviço da mineradora Vale. Nos últimos três anos as reivindicações pelo reassentamento das famílias avançaram. Ano passado foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta no qual a Procuradoria Geral de Justiça, a Prefeitura de Açailândia, Igreja Católica, Sindicato das Indústrias de Ferro Gusa (Sifema), Defensoria Pública do Estado e Ministério Público do Maranhão, assumiram o compromisso de agilizar o deslocamento das famílias. Falta hoje o principal a área para onde as famílias serão remanejadas, por isso é importante o julgamento.
As cinco siderúrgicas fazem parte do chamado Polo Industrial e Químico de Açailândia (Piquiá), criado em meados da década de 1980 numa região já habitada pela comunidade que hoje sofre os danos do empreendimento.
A gravidade do caso de Piquiá de Baixo é reconhecida por organismos internacionais. Em maio do ano passado um relatório da Federação Internacional dospol peq baixo Direitos Humanos (FIDH), realizado em parceria com a Justiça Global e Justiça nos Trilhos, apresentou dados alarmantes em relação à saúde dos moradores daquele bairro.
O documento aponta que ao menos 65,2% das pessoas que lá vivem sofrem com problemas respiratórios. Os principais sintomas são problemas na garganta, tosse, fluxo nasal ou dor de ouvido, dificuldades para respirar e lacrimejamento dos olhos. Ainda foram constatadas enfermidades crônicas como à asma onde 7,6% convivem com a doença e sinusite onde o numero é de 5,4%.
Além de acompanhar o julgamento, a comissão presente na Capital cobrará do governo do Estado do Maranhão recursos para a construção das casas do reassentamento.
Comunicação CDVDH/CB

sexta-feira, 16 de março de 2012

Maranhão é um dos únicos estados que paga Piso Nacional dos Professores.

       Reportagem do jornal Estado de São Paulo, publicada esta semana, apontou o Maranhão com um dos únicos estados brasileiros que paga o Piso Nacional dos Professores. No grupo destacado na matéria, estão, além do Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, São Paulo e o Distrito Federal.
Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin Leão, esses são os únicos estados que realmente pagam o valor de R$ 1.451, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, conforme redação disposta na Lei do Piso.
No Maranhão, o governo anunciou que cumprirá integralmente o acordo estabelecido em 2011 e vem cumprindo o novo piso salarial anunciado pelo Ministério da Educação. No Estado, para a jornada de 20 horas/semanais praticada pelo professor da rede estadual o piso é de R$ 725,50, retroativo a 1º de janeiro.
Segundo o secretário de Educação, João Bernardo Bringel, o Estado tem um compromisso firmado com a educação pública e cumpre o que foi acordado, seguindo orientação do MEC.
O reajuste de 22,22% do piso salarial nacional dos professores, este ano, reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2011, em relação ao valor de 2010.

Preso acusado de assaltar loja de confecções no centro de Açailandia.

Açailandia Depois de um trabalho investigativo minucioso, realizado pelo o serviço de inteligência da policia militar, os policiais conseguiram chegar ao principal suspeito de assaltar às 14h00 de quarta-feira 14/03, a loja de confecções “Charme Fashion”, de onde foram levados: R$ 900,00 e três aparelhos celulares.

O homem identificado como: Lourival Ferreira Pinho (29), foi preso às 22h00 da noite desta quinta-feira 15/03 na rua 15 de novembro no bairro laranjeiras.

Com o acusado foram encontrados: três aparelhos celulares, que seriam de funcionarias da loja assaltada.

Na casa de propriedade de uma mulher identificada como: Valdene de Andrade Silva (32) que também foi conduzida pelo os policiais, aonde o mesmo se encontrava, foram encontrados: 32 pedras da substancia conhecida como “crack”; 02 cachimbos; 02 isqueiros e R$ 30,00 em dinheiro.
 
Segundo os policiais que efetuaram a prisão, as imagens registradas pelo o circuito interno de câmera, teve um papel importante na identificação de Lourival, que mesmo tendo sido filmado e reconhecido por testemunhas, nega a autoria do crime.

O casal foi apresentado no 1º distrito policial para as providencias pertinentes ao caso.







Por Antônio Marcos

quinta-feira, 15 de março de 2012

Paralisação nacional de professores registra baixo índice de adesão no MA.

SÃO LUÍS - A paralisação nacional dos professores das redes estaduais e municipais para defender o pagamento do piso nacional de R$ 1.451, para uma jornada de 40 horas semanais de trabalho, registrou um baixo índice de adesão no Maranhão. Em São Luís e nas maiores das 19 unidades regionais da secretaria de Educação, a maioria dos colégios funcionou normalmente.
Em regionais como Imperatriz e Zé Doca as aulas transcorreram normalmente nesta quarta-feira (14). A paralisação foi parcial nas regionais de Pinheiro e Chapadinha. Em São Luís, escolas de grande porte como Modelo Benedito Leite e Centro de Ensino Cidade Operária II mantiveram as aulas.
No Maranhão, o governo anunciou que cumprirá integralmente o acordo estabelecido em 2011 e vem cumprindo o novo piso salarial anunciado pelo Ministério da Educação. No Estado, para a jornada de trabalho de 20 horas/semanais o piso é de R$ 725,50, retroativo a 1° de janeiro.
O Plano de Carreira dos educadores está em fase de negociação entre o governo do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinproesemma) no âmbito do novo Estatuto do Educador. A proposta avançou com as proposições de gratificações específicas para o exercício do cargo em locais de difícil acesso ao professor e em áreas de risco.
O novo estatuto ainda precisa ser submetido ao governo do Estado e a categoria, para posterior encaminhamento à Assembléia Legislativa (AL).
A paralisação nacional poderá atrapalhar o ano letivo dos alunos de todo o Brasil. No caso Maranhão, devido ao baixo índice de adesão, aos alunos não serão prejudicados em sua totalidade, mas a Seduc já estuda uma maneira de reposição das aulas.
A paralisação nacional dos servidores da educação, de acordo com os dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), tem como objetivo chamar a atenção do Brasil para o fato de que Plano Nacional de Educação (PNE) encaminhado em 2010, e que deveria vigorar no período de 2011 a 2020, até o presente não foi votado pelo Congresso Nacional. A paralisação que teve início nesta quarta-feira (14) poderá prosseguir até sexta-feira (16).
O PNE aborda questões relevantes para o sistema educacional do Brasil como o da estrutura de financiamento que prevê a obrigação da aplicação de recursos equivalentes a 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Também deve ser tema da paralisação a adoção de planos de carreiras de carreiras do magistério e a implementação do piso salarial do magistério.

Prefeitura anuncia programação de eventos dos 31 anos de Açailândia.

Açailândia - Em uma noite repleta de alegria e decorada com muita animação, foram lançadas oficialmente as programações em comemoração aos 31 anos da emancipação política e administrativa do município de Açailândia. A festa aconteceu no Zeppellin e contou com a presença do prefeito em exercício Antônio Erismar de Castro e do presidente da Câmara Municipal, Aluísio Silva Sousa, e de secretários de governo e vereadores.
Também prestigiou o momento a sociedade civil organizada: empresários, comerciantes, prestadores de serviço, imprensa, membros dos blocos Leva Eu e Sede Zero, representantes da segurança pública e de entidades representativas, além de foliões ansiosos.
Para fazer uso da palavra, foram convidados o prefeito Antônio Erismar, o deputado Hélio Santos, o proprietário da New Time (empresa ganhadora da licitação e que realizará o Açaí Folia), Ítalo Todde, o secretário de Articulação Política, Élson Santos, os representantes dos blocos Leva Eu (Black) e Sede Zero (Douglas), o vereador Fábio Pereira e o Tenente Sanches, representando a 5ª Cia. da PM de Açailândia.
Tanto as autoridades quanto os presentes acompanharam os vídeos publicitários realizados pela Assessoria de Comunicação da PMA, apresentando todos os eventos em alusão ao aniversário do município, que contará com atividades esportivas, teatrais e religiosas.
São eventos como: O auto da rodovia, Corrida João Mariquinha, Festival de Chopp do Rotary Club, Volta Ciclística, Bicicross, Feira de Artesanato, alvorada com queima de fogos, missa em ação de graças e o Açaí Folia.
Também foi apresentado o projeto com a estrutura do novo local onde o Açaí Folia será realizado, na avenida Alexandre Costa (Vila Ildemar). O novo corredor da folia é um espaço mais amplo, com segurança e comodidade para os foliões, localizado em frente à 5ª Companhia da Polícia Militar de Açailândia.
Mas foi o vídeo de apresentação das bandas que participarão dos três dias de Açaí Folia que levou a galera ao delírio, confirmando nomes e bandas de axé de grande repercussão nacional.
Programação Açaí Folia
A maior micareta do interior do Maranhão, o Açaí Folia, neste ano de 2012, apresentará os maiores nomes do axé music do Brasil, que sacudirão os dias 08, 09 e 10 de junho com muita animação e folia.
Dia 08 – Abrindo o Açaí Folia 2012, se apresentará a prata da casa, Banda GL – A mocinha do forró; Pachanka e a baiana Claudia Leitte, uma das principais cantoras do país.
Dia 09 – no segundo dia do evento, a Banda Baetz – A poderosa do forró vai iniciar a folia; a banda Sanxé vai dar continuidade ao balanço; e para finalizar a noite, o Parangolé vai botar todo mundo pra requebrar.
Dia 10 – Inicia com uma programação inédita, voltada para as crianças, com a presença da ex-dançarina do grupo “É o Tchan” e cantora de trio elétrico infantil, Carla Perez. Depois tem ABC do Samba, Araketu e Chiquete com Banana – a maior referência do carnaval da Bahia e consagrado por ser o trio elétrico que mais leva foliões às micaretas em todo o Brasil.

Polícia Civil apreende computadores

Policiais civis, sob o comando do próprio delegado regional de Imperatriz, Assis Ramos, cumpriram na manhã dessa quarta-feira (14) mandado de busca e apreensão em um prédio localizado na Rua Simplício Moreira, 1860 A e B, no Centro.
A busca, decretada pela juíza Suely Feitosa, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Imperatriz, foi realizada em quitinetes localizadas no prédio, a fim de recolher produtos de origem ilícita, e em uma loja. Nesses locais, os policiais apreenderam 12 computadores, sendo 4 nas quitinetes e 8 na loja, como também pen drives.
As investigações da Polícia Civil para esse caso iniciaram em julho do ano passado, quando foram feitas denúncias por um banco prejudicado, que detectou em inquérito aberto em São Paulo a ação de hackers em Imperatriz, São Paulo e Goiânia.
A Polícia Civil dessas cidades abriu individualmente inquéritos para apurar as ações desses hackers, que em Imperatriz foram detectadas no endereço onde foram feitas as apreensões.
Três peritos da Polícia Civil de São Paulo se encontram em Imperatriz realizando perícia nos 12 computadores e nos pen drives que foram apreendidos, cujo resultado somente será anunciado em dez dias.
Ação dos hackers
Segundo o delegado Assis Ramos, para realizar o furto, os hackers montam uma página falsa do banco, o cliente entra nessa página pensando ser verdadeira e expõe dados pessoais. Nesse momento é que agem os hackers, que captam os dados e fazem a transferência de numerários.
A Polícia Civil de Imperatriz chegou ao endereço através do IP detectado nos computadores. A ação criminosa deu prejuízo de mais de um milhão de reais.
Na ação policial, nenhuma pessoa foi presa, fato que pode acontecer depois de informado o conteúdo da perícia.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Polícia intensifica combate ao tráfico de drogas em Imperatriz.

IMPERATRIZ - A polícia intensifica o combate ao tráfico de drogas em Imperatriz. Uma pessoa, que já respondia por esse tipo de crime, foi presa novamente.
A ideia da operação é cumprir os mandados de prisão em aberto contra traficantes e fechar os pontos de venda de drogas em Imperatriz. Vários locais que serviam para o tráfico foram fechados.
Washington Luís Feitosa Alcântara assina o mandado de prisão e logo em seguida é algemado. Ele respondia por tráfico de drogas em liberdade, mas vai voltar para a cadeia. Na casa dele, policiais militares cumpriram um mandado de busca e apreensão e encontraram 14 pedras de crack, que já estavam embaladas, prontas para a entrega. Segundo a polícia, Washington distribuía drogas no setor da antiga rodoviária, mas ele nega.
Na última semana, as polícias Civil e Militar realizaram duas apreensões de drogas. Em um dos casos, um mototaxista foi preso suspeito de receber droga da cidade de Goiânia.

Beneficiários têm até dia 29 para evitar cancelamento do 'Bolsa Família'.


Foto: Arquivo/Reprodução/Internet

SÃO LUÍS – Entre janeiro e fevereiro deste ano, quase 100 mil famílias tiveram seus dados cadastrais atualizados pela gestão municipal do programa "Bolsa Família". No entanto, restam 620.304 que precisam passar pelo mesmo processo até o dia 29 deste mês para não serem excluídas do programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Elas estão com os benefícios bloqueados desde janeiro. No Maranhão, são, ao todo, 33.040 famílias que ainda não tiveram suas informações atualizadas no banco de dados do MDS.
Essa é a etapa final da atualização cadastral iniciada em 2011. De todas as famílias que necessitavam confirmar ou alterar as informações que constam do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico), 729 mil não procuraram a prefeitura para regularizar a situação até 31 de dezembro. Por isso, tiveram o pagamento suspenso e uma nova chance com a prorrogação do prazo, que, agora, termina dia 29 de março.
A atualização cadastral a cada dois anos é um dos mecanismos de controle do programa de transferência de renda, que atende 13,3 milhões de famílias. Mudança de endereço ou de faixa de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição familiar são informações fundamentais para a boa gestão do programa.

PF prende 15 por cobrar R$ 60 mil para fraudar vestibular em vários estados, inclusive no Maranhão.

– A Polícia Federal prendeu 15 pessoas, integrantes de uma quadrilha apontada na fraude de vestibulares de medicina em seis estados do País. De acordo com a PF, candidatos pagavam R$ 60 mil aos membros do grupo e eram treinados para usar um ponto eletrônico para receber as respostas durante as provas. A PF ainda investiga o valor arrecadado pelo grupo que agia há mais de dez anos e era liderado por um médico.
Delegado mostra ponto eletrônico usado pelos candidatos nas provas. Foto:G1
A Operação Arcano, deflagrada na manhã desta terça-feira (13), cumpriu 15 mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão. A PF detectou a ação do grupo em 13 vestibulares promovidos por instituições privadas de ensino em São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Maranhão, Goiás e Mato Grosso
Segundo o delegado Nelson Edilberto Cerqueira, a denúncia sobre a quadrilha partiu de uma instituição de ensino da região de Araraquara, no interior de São Paulo. O nome da universidade não foi revelado, assim como os nomes das instituições que tiveram os exames fraudados. A cada vestibular, entre 15 e 20 estudantes pagavam para serem aprovados, de acordo com Cerqueira.
O delegado afirmou que não há funcionários das instituições envolvidos no esquema, cuja investigação começou há quatro meses e meio. Uma pessoa foi presa na região de Jaú e outra em Ituverava, cidades no interior de São Paulo. A PF também deteve uma pessoa no Rio Grande do Sul, uma na Bahia, uma no Pará, três no Piauí, duas em Goiás e uma no Tocantins. Ainda durante a operação, foram apreendidas duas armas de fogo.
Ação da quadrilha
A organização da quadrilha, especializada em vestibulares de medicina, era dividida em quatro grupos e já atuava há pelo menos dez anos. Um deles era o corretor, que se infiltrava nos cursos preparatórios em busca de candidatos.
Na segunda etapa, dias antes do vestibular, os alunos eram preparados por outros membros do grupo conhecidos como treinadores. Eles eram os responsáveis pelos aparelhos utilizados pelos candidatos. “Mostram como funciona, testam a aparelhagem e formas de a pessoa entrar e fazer a prova sem ser identificada. Quando terminam o serviço, eles ficam na cidade para dar auxílio técnico”, explica o delegado.
Em seguida, era a vez dos “pilotos” entrarem em cena – os integrantes da quadrilha, cuja função era responder as questões de determinada disciplina, já que eram especialistas no assunto. Geralmente eles se inscreviam no vestibular e faziam a prova. Quando saíam da sala, comunicavam as respostas ao comando central da organização, que ficava em Goiânia. Por meio de um ponto eletrônico, o comando fazia contato com o aluno e passava o gabarito.
“Algumas vezes o esquema não deu certo e as provas foram frustradas porque os pilotos não foram tão bem no exame. Além disso, às vezes os aparelhos também apresentavam algum defeito”, contou o delegado.
Crime
Os suspeitos presos esta manhã foram ouvidos e liberados. Todos deverão responder pelos crimes de formação de quadrilha e estelionato, cujas as penas somandas podem chegar até oito anos de prisão.
A PF vai iniciar a segunda parte da investigação para levantar quantos alunos participaram do esquema. Tanto eles quanto os pais, que pagaram pela fraude, poderão responder por crime de estelionato.
“A quantidade de pessoas que vamos ouvir ainda é muito grande.Vamos identificar quem são essas pessoas e, dependendo da documentação que a gente apreender, pode ser que consigamos dados de vestibulares anteriores. Com isso, vamos também comunicar as instituições sobre os alunos que cometeram a fraude”, afirmou o delegado.

Estreito: vereadores que foram cassados após dividirem R$ 198 mil voltam aos cargos.

 – Por determinação do desembargador Jamil Gedeon, do Tribunal de Justiça do Maranhão, cinco dos nove vereadores de Estreito cassados ano passado pelos juízes da cidade retornaram nesta terça-feira (13) aos seus cargos. Outros três também ajuizaram ação e aguardam decisão no mesmo sentido.
Os vereadores foram condenados pelos juízes Daina Leão e Gilmar de Jesus Everton Vale, em momentos distintos, acusados de atos de corrupção e afastados dos cargos. Na época, o caso teve repercurssão nacional em vários jornais e sites de notícia após noticiado em primeira mão pelo blog.
De acordo com a ação movida pelo Ministério Público, os vereadores dividiram entre eles R$ 198 mil, sendo entregue R$ 22 mil para cada um. Esse valor teria sido repassado pela prefeitura para manutenção da própria Câmara Municipal. O rateio do dinheiro público em Estreito aconteceu em janeiro de 2009.
Segundo o promotor Luís Samarone, foram encontrados diversos cheques pagos conjuntamente a Edevandrio Gomes Pereira (presidente da Câmara em 2009) e Reginalva Alves Pereira (tesoureira em 2009 e presidente em 2011), que somavam quase R$ 97 mil; além de outros, sacados pelo então chefe do Legislativo Municipal (mais de R$ 50 mil) e, ainda, cheques nominais a Domingos Rodrigues dos Santos, marido de Reginalva, cujo valor somado era superior a R$ 10 mil.
Retornaram hoje aos cargos Eriberto Carneiro Santos (PMN), Inocêncio Costa Filho (PV), José Rômulo Rodrigues dos Santos (PSB), Bento Cunha de Araujo (PT) e Reginalva Alves Pereira (PPS).
O atual presidente da Casa, José Wilson Vilar (DEM), que assumiu após a cassação do colegas, classificou a decisão como “lamentável”. “Todo mundo em Estreito sabe que alguns vereadores negociaram esses cheques com agiotas, outros compraram terrenos e carros. Por isso, lamentamos essa decisão”, disse.