sexta-feira, 16 de março de 2012

Maranhão é um dos únicos estados que paga Piso Nacional dos Professores.

       Reportagem do jornal Estado de São Paulo, publicada esta semana, apontou o Maranhão com um dos únicos estados brasileiros que paga o Piso Nacional dos Professores. No grupo destacado na matéria, estão, além do Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, São Paulo e o Distrito Federal.
Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin Leão, esses são os únicos estados que realmente pagam o valor de R$ 1.451, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, conforme redação disposta na Lei do Piso.
No Maranhão, o governo anunciou que cumprirá integralmente o acordo estabelecido em 2011 e vem cumprindo o novo piso salarial anunciado pelo Ministério da Educação. No Estado, para a jornada de 20 horas/semanais praticada pelo professor da rede estadual o piso é de R$ 725,50, retroativo a 1º de janeiro.
Segundo o secretário de Educação, João Bernardo Bringel, o Estado tem um compromisso firmado com a educação pública e cumpre o que foi acordado, seguindo orientação do MEC.
O reajuste de 22,22% do piso salarial nacional dos professores, este ano, reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2011, em relação ao valor de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário