segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Distribuição de gás no Maranhão será fiscalizada .

Uma década depois de criada, a Companhia Maranhense de Gás (Gasmar) inicia, este ano, a sua primeira operação comercial de distribuição de gás no Maranhão.
A operação tem data prevista para iniciar a partir do dia 1º de março na cidade de Santo Antônio dos Lopes para atender à demanda da termelétrica UTE Parnaíba.
A Gasmar assinou, no dia 17 de dezembro do ano passado, um contrato de operação e manutenção de sistema de distribuição de gás natural com a UTE Parnaíba Geração de Energia S.A. que tem capacidade inicial de geração de 675,20 MW. O contrato assinado tem vigência de 15 anos.
A descoberta de reserva de gás natural na porção Maranhense da Bacia do Parnaíba pela empresa OGX em 2010, propicia ao Maranhão o desenvolvimento de um novo setor na economia maranhense. A estimativa da área em exploração pela OGX é da ordem de 15 milhões de metros cúbicos por dia.
Termelétrica
No último fim de semana, a MPX iniciou a operação, em caráter de teste, da Usina Termelétrica Parnaíba I, instalada no município de Santo Antônio dos Lopes. A primeira turbina do empreendimento foi sincronizada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e atingiu, segundo a empresa, sua capacidade nominal, 169 MW.
A UTE Parnaíba I é composta por quatro turbinas à gás de 169 MW cada, totalizando uma capacidade instalada de 676 MW. Empreendimento pioneiro no estado, o Complexo Termelétrico Parnaíba que utiliza gás natural para a geração de energia.
A empresa tem já licenciados 3.722 MW e constrói no momento térmicas para gerar 1.369 MW, com previsão de entrar em operação total até o início de 2014. O gás é fornecido pela OGX Maranhão e Petra Energia. Cerca de 2.000 empregos diretos são gerados na implantação do empreendimento. A MPX já investiu R$ 1,2 bilhão na UTE Parnaíba, dos R$ 2,8 bilhões previstos para esta primeira fase.

Novos Blocos de exploração
O Maranhão possui atualmente 10 blocos licenciados na Bacia do Parnaíba, dos quais a OGX detém concessão sobre oito, um bloco da Petrobras e outro da BP, que deve começar a explorar em breve.
No próximo leilão da Agência Nacional de Petróleo (ANP), previsto para os dias 14 e 15 de maio, no Rio de Janeiro, serão leiloados contratos de concessão para exploração e produção de petróleo e gás natural em 172 blocos com risco exploratório, localizados em 17 setores de nove bacias sedimentares brasileiras: Barreirinhas, Ceará, Espírito Santo, Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Parnaíba, Potiguar, Recôncavo e Sergipe-Alagoas.
Somente no Maranhão, consta na 11ª rodada de licitações, as bacias de Barreirinhas, Pará-Maranhão e Parnaíba. No território maranhense, a bacia marítima de Barreirinhas terá a maior área oferecida no leilão com 26 blocos no total, todos na costa maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário