quinta-feira, 31 de maio de 2012

Secretarias de Saúde realizam ações de combate ao tabagismo.



SÃO LUÍS – No "Dia Mundial de Combate ao Fumo", órgãos realizam, em São Luís, atividades de conscientização da população. O tabagismo é causado pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina. De acordo com o Ministério da Saúde, os cigarros contêm, ainda, 4.720 substâncias tóxicas. Em todo o país, estima-se que cerca de 290 mil pessoas morrem, por ano, em decorrência ao tabagismo. A proporção de fumantes no país é de 23,9% da população, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
A coordenadora do "Programa Estadual contra o Tabagismo", Teresa Carvalho, explica que, no Maranhão, de acordo com a pesquisa feita pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, 21,7% da população maranhense procurou tratamento e é ex-fumante.
"Nós temos o acompanhamento do Inca, que é uma parceria entre o Ministério da Saúde, Inca e secretarias estaduais e municipais. Dentro dessa perspectiva, a política de saúde de controle ao tabagismo tem vários vieses. O viés do meio ambiente, com a fiscalização de ambientes de trabalho e ambientes fechados feito pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) com Vigilância Sanitária estadual. Temos, também, o programa ‘Saber Saúde’, voltado para a área de saúde, para as escolas e crianças do ensino fundamental. Temos, ainda, o tratamento do fumante nas Unidades Básicas de Saúde".
Hoje, uma campanha educativa será feita nos 217 municípios maranhenses, em escolas, Unidades Básicas de Saúde e consultórios. A programação é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em São Luís, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), também, realiza uma ação educativa no Centro de Saúde Salomão Fiquene, no Cohatrac, como parte da "Semana Municipal de Combate ao Tabagismo".
É importante lembrar que, em dezembro de 2011, a presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou a lei que proíbe o fumo em locais fechados em todo o país. Denúncias podem ser realizadas à Vigilância Sanitária, por meio do telefone (98) 3212-8282.

Nenhum comentário:

Postar um comentário