quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

SAMU já está em pleno funcionamento em Açailândia.

Na manhã desta quarta-feira (01), no pátio do Hospital Municipal de Açailândia (HMA), aconteceu a solenidade de inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no município de Açailândia.
Na oportunidade, estiveram presentes o prefeito municipal em exercício,Inauguração do SAMU (63) Antônio Erismar de Castro; os secretários de Saúde, Juliano Roldi e Articulação Política, Élson Santos; o diretor do HMA, Linderval Moura; e os vereadores Marco Aurélio, Canela, Arlete Cutrin e Márcio Aníbal.
O Samu é um serviço de saúde desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios, responsável pelo componente  Regulação dos Atendimentos de Urgência, pelo Atendimento Móvel de Urgência da Região e pelas transferências de pacientes  graves da região.
O Serviço tem como objetivos assegurar a escuta médica permanente para as urgências, através da Central de Regulação Médica das Urgências, utilizando número exclusivo e gratuito (192); e Operacionalizar o sistema regionalizado e hierarquizado de saúde, no que concerne às urgências, equilibrando a distribuição da demanda de urgência e proporcionando resposta adequada e adaptada às necessidades do cidadão, através de orientação ou pelo envio de equipes, visando atingir todos os municípios da região de abrangência.
Ainda busca realizar a coordenação, a regulação e a supervisão médica, direta ou à distância, de todos os atendimentos pré-hospitalares, bem como o atendimento médico pré-hospitalar de urgência, tanto em casos de traumas como em situações clínicas, prestando os cuidados médicos de urgência apropriados ao estado de saúde do cidadão e, quando se fizer necessário, transportá-lo com segurança e com o acompanhamento de profissionais do sistema até o ambulatório ou hospital.
Em Açailândia, o Samu conta com três unidades, sendo duas de suporte básico, com uma enfermeira, socorrista e motorista, e mais uma unidade de suporte avançado, que é formada por médico, enfermeiro, socorrista e motorista.
O atendimento será realizado pela Central de Imperatriz, Inauguração do SAMU (10)tanto através de uma orientação por telefone - quando pode ser resolvido por telefone, na orientação de encaminhamento como outras orientações; quanto na ativação de unidades móveis, de acordo com o tipo de atendimento, traumático ou clínico, e a gravidade estimada do caso, podem ser acionados unidades de suporte básico (bombeiros, polícia), unidades de suporte básico do SAMU, UTI Móveis do SAMU.
Após o acionamento das unidades pela regulação médica de urgências do SAMU, independente da decisão tomada, a central de regulação médica de urgência acompanhará o atendimento até seu término, apoiando as equipes quando necessário e preparando a recepção hospitalar adequada ao atendimento da urgência.
Pronunciamentos
O prefeito em exercício, Antônio Erismar, ressaltou em seu pronunciamento, o empenho da prefeitura municipal, Câmara de Vereadores e do deputado Hélio Santos na concretização do Samu no município.
“O Samu apesar de ser um programa do governo federal disponível a qualquer município, só é implantado em uma cidade quando há empenho desse município. A força e empenho do executivo e legislativo municipal e do deputado Hélio Santos, tornaram esse sonho em uma realidade”, disse o gestor.
Erismar ressaltou também que o governo municipal dará todas as condições de funcionamento do Samu. “Apesar de ser um programa do governo federal, todos os demais custos de manutenção de ambulância e o pagamento dos profissionais da saúde, são de responsabilidade do município. É um custo alto para ter o Samu em um município, mas nós nos responsabilizamos em manter em pleno funcionamento este serviço em nossa cidade”.
Juliano Roldi, secretário de Saúde, falou de todos os processos até o funcionamento do serviço. “Primeiro fizemos o projeto e apresentamos para o estado, mostrando as necessidades do município, principalmente por ser cortado por duas rodovias, e dessa forma, constar um alto índice de acidentes. Após isso, com o apoio e empenho da classe política, conseguimos essas ambulâncias, que com certeza irão reduzir o número de óbitos, salvando muitas vidas”.
De acordo com o diretor do Hospital Municipal de Açailândia, Linderval Moura, o HMA está totalmente preparado para receber os pacientes atendidos pelo Samu. “Esse serviço é importante porque conta com profissionais mais qualificados, que darão os primeiros socorros ainda no local. De posse dessas informações, ao dar entrada no hospital, temos uma melhor idéia do que o paciente necessita, agilizando dessa forma, nosso atendimento”.
Segundo Élson Santos, secretário de governo, a prefeitura, câmara e o deputado Hélio foram os agentes responsáveis pela implantação do Samu. “Estar de parabéns pelo empenho e dedicação o prefeito Ildemar, os vereadores e o deputado federal Hélio Santos. Mas do que isso, estar de parabéns o povo de Açailândia, por receber um atendimento melhor e mais urgente”, finalizou.

 Assecom/PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário