quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

SSP apresenta três assaltantes de banco presos pela Polícia Civil.



A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) apresentou, na tarde desta quarta-feira (25), durante entrevista coletiva no Auditório Leofredo Ramos, três assaltantes de banco envolvidos em roubos no Maranhão, Pará, Ceará, Tocantins e Piauí.
Ivo Sousa Silva, o Ivo Maranhão ou Malvadeza, 42 anos, natural de Esperantinópolis; Janilson Silva Carvalho, 30 anos, de Belém; e Cleison Veras da Costa, o Keison, 29 anos, de Castanhal, no Pará, foram presos no último fim de semana nas cidades de Castanhal e Ananindeua, no Pará, depois de ações da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), com o apoio do Departamento de Repressão do Crime Organizado do Estado do Pará (DRCO).
O secretário de Estado de Segurança, Aluísio Mendes, reafirmou que o Sistema de Segurança do Maranhão está trabalhando para evitar que os crimes e assaltos a banco aconteçam ou fiquem impunes. “De 2009 a 2011, todos os crimes de assaltos a bancos no Maranhão foram solucionados, com os assaltantes identificados, presos e levados à Justiça”, informou. Ele ressaltou que a Polícia Civil, mais uma vez, deu resposta à sociedade. “A quadrilha já foi identificada e, agora, é apenas questão de tempo para que todos estejam presos e transferidos para São Luís”, destacou.  
Segundo o delegado Luis Jorge, da Seic, o assaltante Ivo Maranhão, tem mandados de prisão expedidos pelas comarcas de Parnarama, no Maranhão; Augustinopólis, no Tocantins; e Curimatá, no Piauí, todos por assalto a agências bancárias. Além disso, cumpriu pena no estado do Ceará por assalto a carro forte e no Pará por roubo a um carregamento de ouro na Serra do Carajás. Ivo foi preso no dia 19 na cidade de Imperatriz, quando estava articulando um assalto em outra agência bancária.
Já a dupla Janilson e Cleison faz parte de uma quadrilha que assaltou o Banco do Brasil na cidade de São Domingos do Maranhão, crime ocorrido no dia 2 de dezembro de 2011. Além desses, também, foi preso Francisco da Conceição, o Paulistinha, por estar envolvido no mesmo assalto. Ele não foi apresentado durante a coletiva uma vez que tem um mandado de prisão em aberto nas cidades de Magalhães Barata e Aurora, no Pará, e estava foragido na colônia agrícola Helena Fragoso.  
Conforme explicou o delegado Luis Jorge, a polícia conseguiu desbaratar a quadrilha identificando compras feitas por eles nos comércios da cidade de São Domingos do Maranhão, e chips rastreados, o que facilitou a identificação do paradeiro dos assaltantes. A partir disso, foi solicitada à Justiça que da Comarca de São Domingos que expedisse os mandados de prisão preventiva, que resultaram na prisão do trio em Belém.
Ivo Sousa Silva, Janilson Silva Carvalho e Cleison Veras da Costa serão encaminhados para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas para aguardar o julgamento. Já Francisco da Conceição cumprirá pena no presídio de Belém e, depois, será recambiado para São Luis para cumprir outra pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário