quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Movimento pró-plebiscito Maranhão do Sul ganha Frente Parlamentar.

Em solenidade marcada para as 16 horas de hoje (quarta-feira), no auditório seis do anexo dois da Câmara dos Deputados, acontecerá a instalação oficial da Frente Parlamentar em Defesa da Criação do Maranhão do Sul, que é integrada por 207 deputados federais. A Frente é presidida pelo deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), que foi delegado de Polícia em Imperatriz e encampou a campanha em favor da autorização para a realização da consulta popular no Maranhão para que seja ouvida a população sobre a criação do Maranhão do Sul.
Uma delegação de representantes de Imperatriz e região estará presente ao ato que marcará de forma positiva esta nova etapa da campanha que visa sensibilizar deputados e senadores quanto à necessidade de que seja dado o direito para os maranhenses de decidir no voto se querem a criação de um novo estado.
A delegação estará representada pelos integrantes do Comitê e Frente Pró-Maranhão do Sul, do prefeito Madeira, autor do projeto de decreto legislativo 947 que pede a autorização do plebiscito; do representante da Associação Comercial, Guilherme Maia; da OAB, Antonio Torres; do deputado Antonio Pádua; do prefeito Alex Santos, da AMRT; do Pastor Paulo Sérgio; do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Francisco Almeida, além de jornalistas, maçons e dirigentes comunitários.
Ontem pela manhã, os coordenadores da Frente Popular, jornalista Willian Marinho, e do Comitê Pró Maranhão do Sul, Fernando Antunes, estiveram reunidos e acertando os detalhes desta solenidade marcada para a tarde de hoje em Brasília.
Para Fernando Antunes, que há vários anos vem trabalhando para que a região seja contemplada com o plebiscito, o momento atual é considerado ideal para este tão esperado momento. “Não tenho dúvidas de que a Frente Parlamentar é um dos pontos mais importantes desta nova etapa, pois a partir dela, o centro nervoso da política nacional debaterá o tema Maranhão do Sul. Passa a ser a nossa casa em defesa deste plebiscito”.
Para Francisco Almeida, “é importante destacar que não se está criando disputa ou divisões, na verdade estamos querendo crescer junto com o Maranhão, suas experiências e a união da classe política. Não há divergências ou qualquer sentimento de disputas ou divisão, mas sim possibilitar um crescimento a esta região e ao próprio estado”, frisou.
Ao meio-dia, será realizado encontro da delegação com os deputados que integram a bancada maranhense na Câmara. A iniciativa é do deputado federal Sarney Filho, que é o coordenador da bancada. Neste encontro, será o marco público daqueles que defendem a criação do estado e será oficializado o pedido para que o projeto seja apresentado na pauta de votação do plenário.
“São dois momentos distintos, mas ligados um ao outro. Primeiro, falaremos aos deputados maranhenses sobre este projeto e saberemos publicamente suas posições e mais tarde, a oficialização da frente, que é plural e integrada por deputados de vários estados”, destacou Marinho.
Na direção da Frente Parlamentar, estão os deputados Lourival Mendes, Cleber Verde, Alberto Veloso, Giovani Queiróz (PA), um dos responsáveis pela campanha que aprovou o plebiscito no Pará e ainda Lázaro Botelho, do Tocantins, estado que é exemplo quando se trata de comparar o crescimento obtido com a criação de um novo estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário