quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Gestores da Agerp e Sagrima discutem estratégias para entrega de sementes nos municípios.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, e equipe, reuniram-se na tarde desta segunda-feira (05) na sede da Agência Estadual de Pesquisa e Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), no Outeiro da Cruz, com o presidente da agência, Jorge Fortes, e gestores dos 19 escritórios regionais. No encontro, discutiram estratégias para a distribuição de sementes de arroz e milho nos municípios maranhenses, por meio do programa Hora de Plantar.
Durante o encontro, técnicos e gestores analisaram a realidade de cada município e desenvolveram formas para fazer a entrega dos cereais que farão parte do programa de incentivo à produção agrícola do governo do Estado, aos agricultores familiares, comunidades quilombolas e indígenas.
De acordo com o secretário Cláudio Azevedo, a distribuição e conseqüente plantio das sementes têm o objetivo de dar um incremento à produção rural, ajudando diretamente na elevação da renda do agricultor, bem como na sua qualidade de vida. "O encontro com técnicos e gerentes dos escritórios regionais da Agerp teve a finalidade de tomar medidas práticas para a distribuição e, assim, priorizar a produção e conseqüente consumo destes cereais", destacou ele.

Arranjos Produtivos Locais
Na oportunidade, Azevedo orientou os administradores dos escritórios quanto aos programas do Sebrae.  Para ele, é possível fechar parceria com a instituição no sentido de desenvolver projetos para pequenas e médias empresas com agricultores familiares por meio do programa Arranjos Produtivos Locais.
Cláudio Azevedo, que também é presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, garantiu para nos próximos meses uma reunião com equipe técnica para orientação quanto a projetos viáveis a cada regional. "O Sebrae tem recurso, tem consultores e pessoas capacitadas para acompanhar o desenvolvimento  de projetos acessíveis ao produtores rurais", afirmou, atentando para a demandas e vocações nas diversas regiões do estado. Outra proposta foi quanto à parceria com a Embrapa, pois, segundo ele, "grandes frutos poderão surgir a partir de projetos viáveis à realidade de cada comunidade maranhense".
O presidente da Agerp, Jorge Fortes, falou da importância da reunião para todos os envolvidos no programa Hora de Plantar, e acrescentou ser a ocasião para que o secretário estadual interaja com os gestores dos 19 escritórios, uma vez que a agência, nesse programa, é parceira da Sagrima e, portanto, é responsável pela execução e ação do Programa de Aquisição de Sementes.
"A reunião serviu para discutir a ação que será executada a partir de agora pela Agerp em todo o estado, cujo intuito é introduzir o uso de sementes de melhor qualidade nos terrenos já preparados, para que haja melhor resultado na produção estadual", destacou Fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário