sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Número de inscritos no Enem cresce 13,8% em 2013 no Maranhão.


O número de estudantes inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Maranhão aumentou 13,8% em 2013 em relação a 2012. De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por meio da Supervisão de Avaliação Escolar, 232.292 estudantes no estado farão a prova, marcada para este sábado (26) e domingo (27) em todo o Brasil.
As provas têm um total de 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No sábado (26), os candidatos farão a prova de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões. O tempo mínimo para permanecer na sala de provas é duas horas, e o tempo máximo para resolver as questões é de quatro horas e meia.
No domingo (27), o Enem aplica as provas de linguagens e códigos, que engloba português e língua estrangeira (inglês ou espanhol) e de matemática, além da prova de redação. Nesse dia, a duração máxima do exame é maior: cinco horas e meia. Em ambos os dias de prova, para levar o caderno de questões, o candidato só pode sair da sala de aula nos últimos 30 minutos da prova.
A supervisora de Avaliação Escolar da Seduc, Vera Lucia Gonçalves Pires, conclama os inscritos para que compareçam aos locais de prova. "É muito importante que todos que se inscreveram no Enem compareçam nos dois dias de prova. Também é fundamental conhecer o local de prova com antecedência bem como a linha de ônibus que faz o percurso. O candidato não deve esquecer de levar o documento de identificação com foto. Caso tenha perdido o documento na semana de realização da prova, levar o boletim de ocorrência, que tem validade de 90 dias. Recomendo ainda que o aluno deve chegar com 1 hora de antecedência ao local da prova. No Maranhão, onde não tem horário de verão, o aluno deve chegar as 11h. O portão fechará as 12h", disse.
Vera Lucia disse ainda que o estudante deve prestar atenção na sinalização das provas. "O candidato deve marcar no cartão de respostas a cor correspondente ao seu tipo de prova. Cabe ressaltar que os candidatos pertencentes à religião adventista de São Luís farão provas na Universidade Ceuma Campus Anil. Para garantir o respeito à crença e a isonomia do processo os candidatos deverão comparecer ao local de prova no mesmo horário dos outros, embora só farão as provas após 18h, horário de Brasília", informou.
"É importante dizer que o Enem é uma oportunidade que os alunos das escolas públicas dispõem, para ingressar no ensino superior por isso o secretário Pedro Fernandes, solicitou o apoio dos prefeitos, secretários de educação e gestores regionais dos 77 municípios que tem os pólos de aplicação das provas na boa condução do processo de realização do Enem em todo Estado", observou. .
Uma novidade nesta edição do Exame é que a correção da redação ficará mais rígida. A inserção de trechos indevidos como receitas de macarrão e hinos de times de futebol, que fogem ao tema, poderá resultar em nota zero para o candidato. A alteração, inclusive, está explícita no edital da prova, ao contrário das edições anteriores.
Informações do cartão do candidato
O cartão de confirmação de inscrição contém informações do candidato que foram declaradas no momento do cadastro para a prova, como a língua estrangeira escolhida (inglês ou espanhol) e a necessidade ou não de atendimento especial. Ele indica, principalmente, o local e horário da aplicação das provas. O nome do local é o nome da escola, e embaixo tem o endereço, a cidade, o estado, a rua e o número. O cartão foi enviado pelos Correios aos inscritos, mas quem ainda não recebeu em casa pode acessá-lo no endereço eletrônico sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova/. Os candidatos devem digitar CPF e senha.
Quem não receber o cartão, não conseguir imprimi-lo pela internet ou constatar erro no documento, pode entrar em contato com o atendimento ao participante, pelo telefone 0800-616161.

Nenhum comentário:

Postar um comentário