segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Simulador de Direção Veicular é apresentado no Detran-MA.


Diretor geral do Detran, André Campos,
ressaltou as ações do órgão na prevenção a acidentes de trânsito
 Foi apresentado na tarde desta quinta-feira (26), na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), o Simulador de Direção Veicular que será obrigatório, conforme decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para uso nos Centros de Formação de Condutores (Autoescolas) do estado e para quem for tirar a habilitação na categoria “B” (automóveis leves) a partir de janeiro de 2014.
Durante a apresentação do simulador, feita pelo Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores do Maranhão (Sindauma) em parceria com o Detran-MA e com a empresa Real Simuladores, os usuários, instrutores e proprietários de centros de formação puderam conhecer o mais novo item obrigatório nas aulas dos futuros condutores. No sábado (28), o simulador estará em exposição no São Luís Shopping.
De acordo com o diretor geral do Detran-MA, André Campos, o simulador oferece ao aluno noção prévia do que é conduzir o veículo, e isto facilitará o aprendizado nas aulas práticas e pode até diminui o índice de reprovações na prova prática. “A ideia é que além do aluno se sentir mais seguro quando for dirigir o carro nas aulas práticas, ele poderá também perceber o quanto se deve ter atenção ao conduzir um veículo. Isto pode ajudar a diminuir o índice de reprovação e também de acidentes”, destacou Campos.
André Campos estreou o simulador de direção
 e aprovou iniciativa do Contran
Para o presidente do Sindauma, Ramir Aguiar Ribeiro o simulador é importante para a formação do condutor, pois ele conhecerá o veículo antes de sair às ruas na aula prática. “O simulador será mais um instrumento que qualificará o treinamento dos novos motoristas, para evitar acidentes nas ruas”, frisou.
Segundo Adriano Vilela, diretor comercial da Real Simuladores, empresa que desenvolveu o simulador e o software, este simulador oferece ao condutor a oportunidade de conhecer os principais comandos de um veículo, além de proporcionar ao aluno dezenas de situações adversas do trânsito. “São dezenas de situações em que o aluno poderá simular, como um trânsito com chuva e neblina, presença inesperada de animais na pista, congestionamentos, asfalto com buracos, calibragem do pneu, dentre outras situações. O simulador até desperta o interesse da procura pelas autoescolas”, afirma Adriano Vilela.

Resolução do Contran
De acordo com a resolução do Contran, serão cinco aulas de 30 minutos com conteúdo didático, como conceitos básicos de condução, marchas, aprendizado de circulação em avenidas, curvas, estradas, vias de tráfego, regras de segurança, congestionamento e em situações climáticas e de risco. Os futuros condutores só poderão utilizar o simulador após o cumprimento da carga relativa às aulas teórico-técnicas, e antes da realização do exame teórico.
Presidente do Sindauma, Ramir Aguiar Ribeiro,
 falou sobre a importância do simulador
As aulas serão ministradas pelo instrutor de trânsito, diretor de ensino, ou o diretor geral do Centro de Formação de Condutores (CFC), que deverá acompanhar e supervisionar de perto cada candidato. O equipamento poderá ter o seu uso compartilhado por uma ou mais autoescolas.
O objetivo é utilizar a tecnologia para qualificar a formação de novos condutores e ter mais segurança no trânsito. Conforme estabelecido pelo Contran, a simulação na prática de direção veicular deverá ser ministrada em equipamentos homologados pelo Denatran, sob a fiscalização dos órgãos executivos estaduais de trânsito.
Contran nº 168/2004, que institui as normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos, e na Resolução Contran nº 358/2010, que trata de procedimentos de credenciamento de instituição ou entidades públicas ou privadas voltadas ao aprendizado de candidatos e condutores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário