terça-feira, 28 de maio de 2013

SSP desarticula quadrilha que assaltou agência bancária de Matões

Resultado de mais um trabalho de inteligência, foi desarticulada pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) mais uma quadrilha envolvida em assaltos a bancos no Estado. Segundo a polícia, o bando é apontando com sendo o autor do roubo à agência bancária na cidade de Matões, fato ocorrido no dia 12 de abril. A prisão se deu após a troca de informações entre as Polícias do Maranhão, Sergipe e Piauí. O bando foi apresentando pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Aluisio Mendes, na tarde desta segunda-feira (27), durante entrevista, na sede do órgão na Vila Palmeira, em São Luís.
Com base nas investigações, parte do grupo foi preso em uma chácara na cidade de Timon e a outra metade em uma residência em Matões, onde as equipes policiais encontraram escondida parte do armamento apreendido. Aluisio Mendes disse que a quadrilha estava planejando roubar um carro forte no Pará.
“Já temos um recorde histórico de redução neste tipo de crime aqui no Maranhão. Conseguimos reduzir quase 95% das ocorrências desde 2009 até hoje. Estamos tirando de circulação mais uma perigosa quadrilha e comprovando que no Maranhão continuaremos investindo em técnica e inteligência para garantir a tranquilidade da população”, destacou Aluisio Mendes.
Estão detidos Diolênio do Nascimento Gomes, 33 anos, natural de Tucuruí (PA), apontado como líder da quadrilha, além do roubo em Matões, ele tem envolvimento no assalto ao Banco do Brasil de Carolina, ocorrido em junho de 2009. Ele estava foragido após uma saída temporária do Dias dos Pais no ano passado; Wilken Doanhta da Silva, 30, natural de Teresina (PI), ele responde a um roubo em 2009.
Foram identificados e presos ainda, Reinaldo Gomes dos Santos, 32 anos, natural de Timon. Ele, de acordo com as investigações, participou de um assalto na cidade de Codó em 2010, e Edilon Silvestre da Costa Sousa, 27 anos. No inquérito policial, este é apontado como tendo a função de dar apoio logístico aos criminosos.
“Hoje o crime tem ramificações interestaduais, por isso, as Polícias estão trocando informações periodicamente. Nosso trabalho é sempre focado para impedir que o crime saia de outro estado e se instale aqui no Maranhão. Vamos intensificar e monitorar cada vez mais os criminosos e efetuar outras prisões”, comentou a delegada geral de Polícia Civil, Maria Cristina Resende.
Durante a ação foram apreendidas 11 armas, sendo quatro revolveres calibre 38; duas pistolas PT 40 e uma calibre 35; duas espingardas calibre 12; uma metralhadora Magal calibre 30 e um fuzil 762 e, ainda, 336 munições dos calibres 12, 30, 38, 40 e 762. Na ação, as equipes policiais apreenderam ainda R$ 8 mil reais em poder de Reinaldo Gomes. Um veículo Corsa Classic, de cor preta, com placas NMS – 9464, também foi apreendido pela Polícia.
Já o comandante geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco, afirmou que logo após o assalto na cidade de Matões, diversas barreiras foram montadas nas entradas e saídas nas cidades de Presidente Dutra e Pedreiras e municípios. O intuito era, segundo o comandante geral, dar apoio ao trabalho da Polícia Civil que já tinha identificado parte do grupo envolvido no crime.
O bando foi autuado por formação de quadrilha, porte ilegal de arma e roubo qualificado pelo delegado Luis Jorge, da Seic. Estiveram presentes, ainda, o secretário-adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laercio Costa; o superintendente Estadual de Investigações Criminais, delegado Augusto Barros e o comandante da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Honório Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário