quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Começam a valer regras para motoboys e mototaxistas

Começou a valer, no ultimo sábado (2) as novas regras para motoboys e mototaxistas exercerem a profissão no Brasil. Em Açailândia, a maior parte dos mototaxistas já fez o treinamento exigido.
O transporte ágil e econômico conquistou uma ampla clientela. No Sindicato dos Mototaxistas do município, das 360 vagas, 317 já estão preenchidas. Os profissionais já fizeram curso de capacitação, tiveram comprovação na carteira e passaram recentemente por uma reciclagem.
A lei federal que regulamenta o transporte exige um curso com duração de 30 horas e uso de equipamentos de segurança. O curso custa, em média, R$ 300,00. As aulas devem ser dados por uma instituição autorizada pelo Detran. O sindicato de Açailândia está montando a primeira turma do ano. Sem o curso, e sem o uso de uma série de equipamentos de segurança, esses profissionais cometerão infração grave com perda de cinco pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 127,69.
Os mototaxistas terão que utilizar equipamentos como capacete, proteção para as pernas, antena que corta linha, colete com faixas reflexivas e faixas reflexivas na moto. O Departamento Municipal de Trânsito é o órgão com maior competência para fiscalizar a aplicação da lei. Segundo o presidente, Rosemiro Ferreira, embora não tenha sido definida ainda uma data especifica, a fiscalização vai acontecer em toda a cidade. A fiscalização pode ser feita, também, pelas policias civil, militar e Rodoviária Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário