segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Concurso público do Governo movimenta São Luís, Caxias e Imperatriz .

Quase 77 mil pessoas trocaram o descanso e o lazer do final de semana pela oportunidade de ingressar nas polícias Militar e Civil do Maranhão ou Corpo de Bombeiros, por meio de concurso público oferecido pelo Governo do Estado. As provas, para preenchimento das 2.379 vagas, foram realizadas no sábado (1o) e domingo (2) e movimentou escolas de São Luís, Caxias e Imperatriz.
São 54.502 inscritos para o cargo de soldado PM e bombeiro; 14.485 para policial civil e 7.660 para delegado. Esse quantitativo concorre a 2 mil vagas para Polícia Militar; 150 para o Corpo de Bombeiros e 229 para Polícia Civil. As provas foram realizadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e os gabaritos devem ser divulgados na noite desta segunda-feira (03) no site da Fundação – www.fgv.br.
Movimento, depois das provas, em frente a um dos locais de realização do concurso
O secretário de Estado de Gestão e Previdência, Fábio Gondim falou que o concurso é importante tanto para o governo como para a população. “Importante para o governo porque está trazendo gente nova para a máquina pública e para a população que tem a oportunidade de ter uma carreira estruturada, resultado do Plano de Carreiras e Cargos dos Servidores, que entre outras coisas, melhorou os salários dos servidores”, observou.
Cerca de 500 homens das Polícias Civil, Militar e ainda do Corpo de Bombeiros foram empregados no trabalho de segurança do concurso. Só na capital, cidade com maior número de locais de prova, a PM utilizou 150 policiais dos 1º, 6º, 8º e 9º batalhões com viaturas e do Ronda da Comunidade e equipes a pé, que percorreram os bairros e as áreas no entorno de onde terão escolas com realização de provas. Policias do Batalhão de Choque (BpChoque) e motocicletas do Esquadrão Águia também integraram os trabalhos.
A Polícia Civil destinou 180 homens, entre delegados, escrivães e investigadores para garantir a segurança e tranquilidade do certame em todo o Estado. A Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) reforçou os plantões do Cohatrac, Cidade Operária, Vila Embratel e Refesa. Em cada colégio ou universidade onde houve prova, foram alocadas equipes policiais, compostas por um PM, um investigador e um militar do Corpo de Bombeiros. A mesma atenção foi dada em Imperatriz e Caxias.
Provas
No sábado foram realizadas as provas objetiva de múltipla escolha para o cargo de Delegado da Polícia Civil, enquanto a prova escrita discursiva, para o mesmo cargo, foram realizadas no domingo (2), data também em que foram realizadas as provas para os candidatos aos cargos de soldado da Polícia Militar e soldado do Corpo de Bombeiros Militar.
Também no domingo (2), foram realizadas as provas escritas e objetivas de múltiplas escolas e a escrita discursiva dos candidatos a Escrivão de Polícia, Farmacêutico Legista, Investigador de Polícia, Médico Legista, Odontolegista e Perito Criminal fazem as provas escritas objetivas de múltipla escolha e a escrita discursiva. Para o cargo de Auxiliar de Perícia Médica Legal, foram aplicadas somente prova de múltipla escolha.
Maelton Souza, 21 anos, veio de Santa Inês fazer prova em São Luís. O candidato concorre a uma vaga de soldado. “Gostei das provas agora é esperar o resultado”, disse. Guilherme Matias, 26 anos, veio de mais longe, Magalhães de Almeida, para também fazer a prova em São Luís. “Essa é uma chance que não podemos perder. É o que todo mundo busca: um emprego onde tenha estabilidade e bom salário”, disse.
A candidata Carla Lindoso contou que é a segunda vez que concorre a vaga da policia. Com 26 anos ela também busca a instabilidade de um emprego público. “Gostei da prova, espero ser aprovada desta vez”, disse entusiasmada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário