terça-feira, 27 de novembro de 2012

Programa Primeiro Emprego vai abrir 1.000 novas vagas

O estágio do Viva Primeiro Emprego faz parte do Programa Integrado de Educação Profissional do Maranhão, o "Maranhão Profissional", e inclui cursos profissionalizantes destinados a diversos setores da economia local. Nos últimos dias, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior tem se mobilizado para alcançar a meta de até dezembro, destinar os primeiros selecionados às instituições parceiras do programa. A secretaria Rosane Guerra explicou que estavam pendentes alguns ajustes relacionados à adoção do sistema de cadastro dos estudantes, por isso ainda o projeto ainda não tinha sido implementado. "Como o sistema é novo, ajustes foram necessários para poder adequá-lo. Nós tivemos que ir atrás do seguro dos estudantes, do contrário não poderíamos iniciar as atividades. A nossa previsão é que até a primeira semana de dezembro nós já tenhamos concluído tudo", afirmou a secretaria.

Na primeira chamada do programa, foram abertas 360 vagas, sendo 315 destinadas ao início imediato nos locais de atuação designados aos candidatos. A Secretaria Rosane Guerra garante que até janeiro do próximo ano, mais 1.000 vagas serão abertas gerando mais oportunidade de qualificação profissional. "Nós já temos hoje homologadas 1.000 vagas que serão disponibilizadas em janeiro do próximo ano. Em dezembro nós realizaremos uma nova chamadas para o cadastramento no nosso banco de dados", afirmou.

O edital para a seleção de candidatos continua disponível no site portal do primeiro emprego na internet. O primeiro emprego dará oportunidade para jovens e adultos com idade entre 18 e 30 anos que estejam de acordo com os pré-requisitos do programa, no caso, matriculados em cursos profissionalizantes que exijam na grade curricular um estágio. Rosane Guerra esclarece que o candidato deve ser encaminhado pela própria instituição parceira do programa, munido das notas, ou coeficiente de rendimento do curso, além de ter carga horária suficiente para o início do estágio. Rosane ressalta que a assiduidade dos alunos é fator preponderante no momento da seleção. "Para concorrer à uma vaga, é importante que o candidato tenha 70% de presença nas aulas do curso, pois isso garantirá inclusive o bom desempenho dele durante o estágio", disse.

PROJETO SE ESPALHA PELO INTERIOR DO MARANHÃO

A secretária foi aos municípios de Açailândia e Imperatriz para divulgação do programa. Ela explicou que até o mês de janeiro, todos os municípios do Maranhão onde são realizados os cursos profissionalizantes devem receber visitas da secretaria. Ela falou ainda a proposta prevê que estagiário e vaga estejam situados na mesma localidade, o que implica na importância de mais parceiros para o programa para que possam ser lançadas mais oportunidades. "É fundamental que os empresários e as instituições estejam na mesma cidade, pois não será possível deslocar candidatos de uma cidade para outra", concluiu. A perspectiva do Programa Maranhão Profissional é de atender cerca de 12 mil jovens e adultos até o final desta gestão. Pessoas interessados em participar do programa devem buscar informações nas instituições de ensino para saber se preenchem os requisitos básicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário