terça-feira, 27 de novembro de 2012

Aged apreende quatro toneladas de queijo em Açailândia.

Fiscais da Unidade Regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), em Açailândia, no sul do estado, apreenderam, no último fim de semana, quatro toneladas e cem quilos de queijo mussarela, durante uma blitz de rotina realizada na BR-010, no município.
Dos queijos apreendidos 3.650 kg, estavam sendo transportados em um caminhão, com placa do estado do Ceará, escondidos embaixo de caixas de verduras, e 450 kg foram encontrados em um ônibus, pelos fiscais estaduais agropecuários, Josué Alves e Mateus Silva, que além da apreensão, também autuaram e multaram no valor de R$ 4.100,00 os responsáveis pelo transporte inadequado do produto.
A operação realizada pela Aged-MA, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), contou com o apoio da Polícia Militar.
O chefe da Unidade Regional da Aged em Açailândia, Anísio José Rocha, informou que todo o queijo apreendido foi incinerado no lixão da cidade e fez um balanço das apreensões feitas pela regional de Açailândia, nos últimos três meses. “Contabilizamos até agora cerca de 11 toneladas de queijo e 5 mil litros de leite apreendidos em nossa regional, nos últimos meses”, informou Anísio.
O diretor geral da Aged, Fernando Lima, falou sobre o trabalho de fiscalização realizado pela agência na região. “Dado o volume de produção de produtos lácteos clandestinos na região, a fiscalização através dessas operações é uma questão de saúde pública. Visamos não somente a retirada e inutilização desses produtos impróprios para o consumo, como também queremos coibir a sua produção, através de uma vigilância permanente”, garantiu o diretor.

Queijo clandestino
O queijo clandestino pode estar infectado com doenças como a Brucelose a Tuberculose. O consumo desse produto contaminado pode provocar infecção alimentar e até mesmo transmitir a doença para os humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário