sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Quadrilha de assaltantes de banco é presa com o apoio do MPMA.

São Luís - Uma quadrilha especializada em arrombamento de caixas eletrônicos foi presa nesta quinta-feira, 09/08, em São Luís e Peritoró, após investigação articulada pelos Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão e do Ministério Público de Mato Grosso. A prisão de seis assaltantes foi efetuada quando tentavam arrombar um caixa eletrônico em um posto de combustível na avenida Guajajaras, em São Luís. Os outros dois foram presos em Peritoró.
O monitoramento dos acusados foi iniciado após comunicação do Ministério Público de Mato Grosso ao MPMA, em uma ação coordenada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). Em seguida, as informações foram repassadas à Secretaria de Segurança Pública, por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC).
De acordo com o delegado Luís Jorge Matos, da SEIC, a quadrilha conseguia desarmar os alarmes e só então os caixas eram arrombados com o uso de equipamento especializado. “Se dependesse do alarme, os criminosos não seriam presos. O sucesso da prisão é resultado de um trabalho articulado, uma parceria entre a Polícia Civil, o Ministério Público, por meio do Gaeco, e o Poder Judiciário”, informou.
Na avaliação do secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, a parceria institucional entre o Ministério Público e a SSP deve ser destacada. “A cooperação foi fundamental para tirarmos os criminosos de circulação”. O material apreendido inclui cilindro, maçarico, alavanca, alicate, chave de fenda e barra de ferro.
Mendes informou, ainda, que parte do grupo também era responsável por cerca de 60% dos assaltos a clientes após saques nos bancos da capital maranhense, uma modalidade criminosa conhecida como “saidinha bancária”.
Foram presos: Osmar Rodrigues Languer, Cláudio Henrique Araújo Monteiro, Ronald Kerles Martins Lima, José Augusto Tavares Pereira, Sérgio Costa Matos, Edmilson de Jesus Muniz Souza, Marcélio Veras Rodrigues e Jailson Nonato Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário