segunda-feira, 25 de junho de 2012

Fabíola Barros é reconduzida ao cargo de corregedora geral da DPE.

 A defensora pública Fabíola Almeida Barros foi reconduzida, nesta sexta-feira (22), ao cargo de corregedora geral da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em solenidade marcada pelo reconhecimento dos colegas e servidores ao trabalho desenvolvido por ela nos últimos dois anos. Presidida pelo defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, a cerimônia de posse para o novo mandato aconteceu no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado (ESDPE). Foi prestigiada por defensores, servidores, representantes do Poder Executivo, Ministério Público, familiares e amigos.
Após a entrada em vigor da Lei Complementar nº 132 de 2009, Fabíola Barros é a primeira corregedora da DPE a ser escolhida e nomeada pelo defensor geral. "Em outros estados muitos temiam que a nomeação pelo defensor geral levasse a uma situação de sujeição em relação à defensoria geral, o que, felizmente, nunca foi experimentada nessa gestão. Sempre tive a necessária autonomia para gerir e decidir as questões postas, contando com a Defensoria Geral e a Subdefensoria de forma parceira, harmônica e respeitosa", destacou Fabíola Barros.
A corregedora da DPE, que ficará no cargo até 2014, agradeceu o apoio dos membros da instituição. Elencando os projetos e metas para o novo mandato, fez um balanço de sua última gestão, destacando algumas das ações mais significativas no exercício de suas funções a frente da Corregedoria desde 2010.
 "Nesse processo de construção de uma Corregedoria mais forte e atuante, tive a felicidade de contar com muitas pessoas que apoiaram e compreenderam a essência do trabalho que desejava desenvolver. Entre os objetivos desse novo mandato, temos a instalação da ouvidoria externa, que nos lança o desafio da convivência com uma nova estrutura institucional que precisará contar com o nosso apoio e parceria, com a necessidade de readequar o nosso perfil de corregedoria que, historicamente, sempre atuou como ouvidoria", enfatizou.            
Para Aldy Mello Filho, a recondução de Fabíola Barros faz parte de um processo natural, resultado de um trabalho dedicado e comprometido, reflexo da profunda identificação da defensora pública com a carreira. Ele acrescentou que toda essa dedicação pode ser atestada pelas diversas ações coordenadas pela Corregedoria, que imprimindo um novo ritmo de trabalho, mudou a forma de interação entre a Defensoria Estadual e o sistema penitenciário.
O defensor geral citou ainda a idealização, a implantação e implementação do Sistema de Acompanhamento de Presos (Siapd) como um dos mais importantes encaminhamentos da corregedora, que teve participação decisiva na realização do 3º mutirão carcerário, o que gerou o reconhecimento da DPE/MA pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como a instituição de maior produtividade durante a ação.
"Registro aqui minha profunda satisfação pela posse da nossa corregedora, com quem eu mantenho uma relação de amizade, admiração e respeito, e que foi responsável por imprimir um novo modelo de gestão no âmbito da corregedoria, que se transformou num órgão propositivo, de novas práticas, rotinas e procedimentos, que tem contribuído para o aprimoramento contínuo das nossas atividades institucionais e para a prestação de um serviço público cada vez melhor para a população", assinalou.    
Compuseram a mesa de abertura da cerimônia, a subdefensora geral do Estado, Mariana de Albano Almeida, a promotora de Justiça Doracy Moreira Santos, representando o Ministério Público Estadual, o diretor da Escola Superior da Defensoria Pública, Cristiano Matos de Santana, a coordenadora da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) da DPE, Adia Ataíde, e o chefe da Assessoria de Planejamento da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária, Bruno Polary, representando a Sejap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário