segunda-feira, 4 de junho de 2012

Começa, hoje, distribuição de remédios gratuitos contra a asma.



SÃO LUÍS – Começa, nesta segunda-feira (4), a distribuição de remédios gratuitos contra a asma – doença inflamatória crônica das vias aéreas que ataca o sistema respiratório – por meio do programa "Aqui Tem Farmácia Popular", que conta, atualmente, com 20 mil farmácias. A decisão de disponibilizar gratuitamente medicamentos contra a asma tem o intuito de atender, prioritariamente, crianças de até seis anos, já que dados do Ministério da Saúde indicam que, nessa faixa etária, a doença responde como a segunda principal causa de internação.
De acordo com o pneumologista Fabrício Valois, a asma é uma sensibilidade anormal das vias aéreas aos estímulos ambientais, como poeira, fumaça ou a um odor forte. "Uma infinidade de fatores pode disparar esses sintomas que caracterizam a doença, como tosse, falta de ar, chiado ou aperto no peito. Como a doença tem uma natureza inflamatória, e essa inflamação torna as vias aéreas mais sensíveis, o medicamento anti-inflamatório, do tipo corticoide, é o remédio que consegue controlar essa inflamação, deixa os nervos menos excitados e a pessoa consegue tolerar mais essa variedade de estímulos", afirmou em entrevista ao Imirante na manhã desta segunda-feira (4).
Segundo o médico pneumologista, a medida beneficia, principalmente, os pacientes que possuem asma de forma leve a moderada. "A medida do governo tem impacto direto nessa população, os indivíduos que tem a forma menos grave da doença, que se não forem tratados adequadamente, no futuro, vai evoluir para a forma mais grave", explica.
Os interessados só poderão retirar os medicamentos mediante apresentação de receita médica e CPF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário