segunda-feira, 25 de junho de 2012

Campanha de vacinação contra a poliomielite vai até 6 de julho.



SÃO LUÍS – Um balanço parcial do Ministério da Saúde, divulgado na semana passada, indica que mais de 10 milhões de crianças em todo país já foram vacinadas contra a poliomielite, ou seja, a paralisia infantil. O contingente de imunizados representa 71,3% do total na faixa etária de zero crianças com menos de cinco anos. A meta é vacinar, pelo menos, 95% dos 14,1 milhões de crianças, o que totaliza 13,5 milhões. Em todo o país, foram distribuídas 23 milhões de doses da vacina oral e a campanha segue até o próximo dia 6 de julho.
No Maranhão, a meta é vacinar 640.579 crianças. Já foram distribuídas 325.874 doses, o que equivale a uma cobertura de 50,87%, abaixo do índice registrado em todos os Estado brasileiros e o Distrito Federal. Segundo o secretário-adjunto de Vigilância em Saúde do Maranhão, Alberto Carneiro, o baixo índice de vacinação se deve à pequena divulgação da campanha nos pequenos municípios e povoados do Estado.
"Os postos de vacinação devem estar abertos no horário, pactuado, com vacina e vacinador disponíveis. Em muitos casos, principalmente, em povoados, há certo relaxamento dos gestores municipais. Eles ficam mais atentos à sede do município. Outra coisa é a informação. Às vezes chega a vacina e eles (os gestores municipais) não informam".
Ainda de acordo com o secretário-adjunto, a Vigilância em Saúde monitora, diariamente, o prosseguimento da campanha de vacinação, e defende pressão administrativa e popular aos municípios que não cumprirem a meta de vacinação, já que não há perspectiva de prorrogação do prazo.

Forma injetável
A partir de agosto, as crianças que nunca foram vacinadas contra a paralisia infantil irão tomar a primeira dose, aos dois meses, e a segunda dose, aos quatro meses, com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), de forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses), e um reforço (aos 15 meses) continuam com a vacina oral. A introdução da vacina com vírus inativado já vem ocorrendo em países que já eliminaram a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário