sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

SES realizará campanha de prevenção às DSTs.

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Saúde (SES) – por meio do Departamento de Atenção as DST/Aids – já deu início à Campanha de Carnaval 2012 – que este ano tem como tema “Na empolgação rola de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua”. Os 217 municípios e instituições parceiras estão recebendo preservativos, folderes, cartazes, ventarolas e bandanas com o mote da campanha.
A coordenadora do departamento, Oswaldina Mota, lembrou a importância da campanha em eventos como o carnaval, que chama atenção para a saúde, estimulando a prevenção e o uso do preservativo neste período. “O carnaval chega e, junto com ele, mais chances da pessoa se interessar por alguém. Prevenido, o folião não corre o risco de ter a sua transa adiada e ainda se protege da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis”, disse.
Oswaldina Mota informou que no Brasil houve uma queda no percentual de casos de Aids na população heterossexual de 15 a 24 anos, enquanto que entre gays, nessa mesma faixa etária, houve aumento. “O Maranhão apresenta 5.443 caos de Aids notificados no período de 1985 até dezembro de 2011, sendo 3.502 (64,3%) casos do sexo masculino e 1.941 casos (35,7%) do sexo feminino”, relatou.
Ela afirmou que a faixa etária mais acometida ainda é a de 25 a 49 anos, com 57% do total de casos. “Na faixa etária de 15 a 24 anos, os heterossexuais ainda são os que apresentam a doença por isso a importância da campanha de prevenção focar as duas populações (gays, jovens e populações heterossexual) no Estado”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário