segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Secretário ameaça retirar agentes penitenciários da Delegacia Regional.

O clima esteve tenso na manhã desse sábado (11), na Delegacia Regional de Imperatriz, com a ameaça do secretário de Justiça e da Administração Penitenciária (SEJAP), Sérgio Tamer, de retirar os agentes penitenciários.
O secretário teria ficado irritado com as declarações do delegado regional de Imperatriz, Francisco de Assis Andrade Ramos, que disse em entrevista à imprensa que a Polícia Civil não tem nada a ver com os 93 presos de justiça que compõem a população carcerária das sete celas da Delegacia Regional.
Por conta disso, Tamer determinou que os agentes carcerários que tomam conta dos 93 presos da Delegacia Regional de Imperatriz se retirassem do local.
Diante de tal determinação, o delegado Assis Ramos manteve contato imediato com os seus superiores na capital maranhense, os quais, por seu turno, entraram em contato com o secretário Sérgio Tamer, que revogou a determinação.
Toda essa tensão foi gerada em função da determinação da justiça proibindo que novos presos sejam colocados nas celas da Delegacia Regional. A proibição aconteceu nessa sexta-feira (10), através de uma portaria emitida pela juíza da Vara das Execuções Penais, Samira Barros Helluy.
Esse impasse pode acelerar a construção de celas na Delegacia de Davinópolis, que já virou presídio, como também as obras do presídio que está sendo erguido em Imperatriz e vem a passos de jabuti. Pode acelerar também a construção de novas celas na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), há muito tempo prometido e que até agora nada foi feito.
Com a construção das celas na Delegacia de Davinópolis, que vai abrir mais 80 vagas, do presídio, com 240, e das celas da CCPJ, abrindo também outras 80 vagas, serão abertas 400 novas vagas na região. Isso pode desafogar o número de presos nas delegacias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário