sábado, 14 de janeiro de 2012

Senai divulga novos cursos profissionalizantes para o Sul do Maranhão.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Maranhão) realiza neste sábado (14), das 9h às 17h, no município de Açailândia, uma oficina para divulgar os novos cursos do Programa de Capacitação de Pessoas (Capacitar) para a região. O objetivo é apresentar à população as oportunidades de formação pelo Senai na área de Montagem Industrial e já matricular os interessados, que futuramente poderão ser aproveitados em empreendimentos instalados ou em fase de instalação no sul do Estado. A mesma oficina acontecerá na terça-feira, 17, em Imperatriz.
Os cursos formarão profissionais para áreas que têm demanda por trabalhadores qualificados como Caldeireiro, Instrumentista, Eletricista (Força e Controle), Soldador de Tubulação e Montador de Andaime. Também há inscrições abertas para cursos na área de construção civil, como Pedreiro, Carpinteiro de Formas, Armador de Ferragens e outros.
“As oportunidades para o sul do Maranhão são inúmeras. Além das indústrias que estão se instalando na região, existem os programas de habitação do governo federal que têm absorvido muita mão de obra na área de construção civil”, disse o coordenador do Capacitar/Senai, Germano Soeiro.
Para se inscrever nos cursos de montagem industrial, o candidato precisa ser maior de 18 anos e ter concluído o Ensino Médio. Já para as vagas para os cursos na área de construção civil, basta ter o Ensino Fundamental e a maioridade.
Os cursos possuem carga horária entre 160 a 280 horas e estão disponíveis 20 vagas em cada um deles. As aulas iniciam a partir do dia 4 de fevereiro.
Só no ano passado, o Senai formou mais de 2 mil pessoas para atuar na indústria pelo Programa Capacitar nos municípios de Imperatriz, João Lisboa, Açailândia e Porto Franco. A meta para 2012 é capacitar 3 mil pessoas.
O Programa Capacitar é promovido por uma rede de parceiros que inclui o Sistema Indústria (Fiema/Senai), responsável pela capacitação, com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sinduscon), Prefeitura de Imperatriz, Governo do Estado, por meio do Serviço Nacional de Empregos (Sine), Secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) e Grupo Suzano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário