terça-feira, 22 de novembro de 2011

Veja melhores e piores instituições de ensino superior do Maranhão .

Com base em dados divulgados pelo Ministério da Educação, o iG elaborou um ranking das melhores e piores instituições de ensino superior do País segundo o Índice Geral de Cursos (IGC). O indicador considera a qualidade a partir da média ponderada dos cursos de graduação e o resultado final é expresso em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).



Para calcular o IGC, o MEC utiliza a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da instituição. Para esta média, é utilizado o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno do momento em que ele começa o curso superior até a formatura e variáveis como corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógico. O IGC deste ano diz respeito ao desempenho do triênio 2008-2009-2010.


O ranking apresenta os resultados de 1826 instituições, entre universidades, centro universitários e faculdades. Além disso, as instituições que não receberam conceito, porque não tiveram alunos em número suficiente prestando o Enade ou porque o MEC não conseguiu aferir algum dos critérios necessários, não receberam nota e aparecem na lista completa com essa marcação. A USP não participa do Enade e, por isso, não está no ranking.


Do Maranhão, o levantamento cita a Faculdade São Luís na 148ª posição com nota 4; UFMA (224ª), IFMA (658ª) e Ceuma (984ª), todos com nota 3; e Facam (1.153ª), Fama São Luís (1.185ª), Fama Imperatriz (1.282ª), Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (Iesma – 1.358ª) e Faculdade do Estado do Maranhão (Facem – 1.448ª), todas com nota 2.



Nenhum comentário:

Postar um comentário