quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

SES apresenta programação das campanhas de vacinação para 2012.

A programação das campanhas de vacinação que serão realizadas ao longo de 2012 foi apresentada na terça-feira (31), no auditório da Vigilância Epidemiológica e Sanitária, a gestores e diretores de regionais de saúde. Na oportunidade, o secretário adjunto de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Alberto Carneiro, enfatizou a importância de procedimentos indispensáveis para transporte e acondicionamento de imunobiológicos e insumos.
Tendo como prioridade alcançar melhores coberturas vacinais nos 217 municípios maranhenses, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem acompanhado de perto as ações de imunização e campanhas de seguimento dentro do estado. Agora o monitoramento da cobertura vacinal, segundo Maria Helena Carreiro, coordenadora do Departamento de Controle de Doenças Imunopreveníveis, vem sendo intensificado por uma série de medidas que possibilitarão aperfeiçoar o processo de preparação e realização das campanhas.
"A instituição de um calendário, apresentado hoje aos envolvidos, para cumprimento de datas, juntamente com orientações quanto ao funcionamento da rede frio (onde são armazenadas as vacinas) fazem parte destas medidas", informou ela.
"Nós temos tido resultados importantes, mas o Maranhão ainda tem alguns pontos onde precisa avançar, principalmente no que diz respeito às informações de coberturas repassadas. Existe uma disparidade que acaba prejudicando não só o município  mas o estado todo", alerta.
Além do cumprimento do calendário, os participantes foram alertados sobre os procedimentos para o funcionamento da rede de frio, recebimento, entrega e conservação de vacinas nas regionais e municípios, bem como a necessidade de notificar formalmente a vigilância casos em que há perda de imunobiológicos, por qualquer que seja a razão. 
Alberto Carneiro repassou aos participantes da reunião uma nota técnica contendo os passos a serem seguidos. "È imprescindível que estas condutas técnicas sejam seguidas a risca, preservando a integridade das vacinas e das pessoas", disse ele.

Cuidados
Por se tratar de ações de ampla abrangência, o planejamento está na linha de frente da organização destas campanhas. Exatamente por isso, além das condições, cada regional também foi alertada para obrigação de averiguação continua dos estoques de vacinas e insumos, e quanto ao  período máximo de até o décimo dia de cada mês, para informar a rede de frio estadual através do Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (SEIES), a necessidade de reposição mensal da quantidade de cada imunobiológico.
No caso das redes de frio dos municípios, o envio do pedido a regional deve atender um período de até o quinto dia de cada mês, atendendo também os critérios de avaliação da capacidade de armazenamento e utilização.
Além da nota técnica e do calendário das campanhas de seguimento, foi discutida a implantação de duas novas vacinas na rotina dos postos de vacinação. "Tanto a VIP vacina inativa contra a poliomielite quanto a "penta valente" (que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenza B - que diz respeito a um tipo de meningite - e hepatite B), devem estar sendo incorporadas até o segundo semestre" disse a coordenadora.
No caso "penta valente" outro grande benefício é a redução da ida aos postos de saúde e das agulhas, já que atualmente a imunização para estas doenças é oferecida em duas vacinas separadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário